Web 2.0

    O que é o Web 2.0?

    Web 2.0 é um termo usado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a Web e através de aplicativos baseados em redes sociais e tecnologia da informação. Web 2.0 foi criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media.

    A Web 2.0 aumentou a velocidade e a facilidade de uso de diversos aplicativos, sendo responsáveis por um aumento significativo no conteúdo existente na Internet.

    A idéia da Web 2,0 é tornar o ambiente on-line mais dinâmico e fazer com que os usuários colaborem para a organização de conteúdo. Dentro desse contexto a Wikipedia faz parte dessa nova geração, além de diversos serviços on-line interligados, como oferecido pelo Windows Live, que integra ferramentas de busca, e-mail e ainda a dropbox entre muitas outras.

 

 

    Dos constituintes do Web 2.0 foram trabalhados na aula: 

 

 O email:é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.

Exemplos: @hotmail.com

                 @live.com.pt

                 @sapo.pt

                 @portugalmail.pt

                 @yahoo.com

                 @gmail.com

    

 

 

A dropbox: O Dropbox é um serviço freemium (o cliente tem a opção de usá-lo gratuitamente, mas pode pagar para obter algumas funções extras) de armazenamento remoto de arquivos. Os arquivos podem ser carregados nos servidores do Dropbox a partir de qualquer dispositivo que possua o seu software e conexão com a internet, a partir daí, esses arquivos podem ser acessados de qualquer dispositivo com internet.

 

 

    Redes sociais: redes sociais são um meio de nos conectarmos a outras pessoas na internet. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar.

    O objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores. 

    Algumas redes sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. Esses sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos sobre tópicos específicos.

    Riscos associadas ás redes sociais: No entanto, nem só benefícios promove esse tipo de ferramenta da comunicação social. Muita gente aproveita-se das redes sociais para fins ilícitos. É preciso então muito cuidado para não ser vítima dos predadores sociais. Roubos, pedofilia, difamação, discriminação, são crimes que se praticam através da internet, aproveitando-se da privacidade e da intimidade expostas nas comunicações pelas redes sociais.

    O público infanto-juvenil é, sem dúvidas, o mais vulnerável a esse tipo de ação criminosa. Acreditando estarem navegando num espaço seguro, revelam dados que podem ser utilizados para a prática de delitos por delinqüentes.

    Outro risco do uso indisciplinado das redes sociais é o que chamamos de “vício eletrônico”. A internet toma exageradamente o tempo útil do internauta, desmotivando-o a outras atividades consideradas importantes no convívio social. As crianças substituem os brinquedos pelos jogos eletrônicos. As obrigações da vida escolar ficam comprometidas com a permanência por longo período na internet. Sem falar no isolamento social a que estão condenados os que fazem da internet o seu “mundo”.Os educadores, e principalmente os pais, devem exercer um controle permanente do uso da internet pelos jovens, orientando-os quanto aos riscos da comunicação virtual.

    Relativamente a estes risco sugiro a visualização do seguinte video: 

                                 https://www.youtube.com/watch?v=hbaSYnahtUk 

 

Exemplos de redes sociais: Facebook

                 Twitter

                 Youtube

                 Myspace

                 SlideShare